sábado, 11 de dezembro de 2010

Falecimento da Dra. Evânia Pinheiro

Faleceu no dia 9 passado, em Grangeiro, a Dra. Maria Evânia Cavalcante de Brito Pinheiro, Promotora de Justiça titular da 4ª Promotoria de Justiça da Defesa do Consumidor de Fortaleza, esposa do Dr. José Alcy Pinheiro. Ela nasceu em Juazeiro do Norte, segunda filha do casal Expedito Fialho de Brito e Neuza Cavalcante de Brito. Estudou no Ginásio Santa Terezinha, onde recebeu sua formação primária e secundária. Licenciada em Pedagogia, obteve aprovação em concurso realizado pela Secretaria de Educação do Ceará, em 1970, tendo exercido o magistério por mais de vinte anos, muitos dos quais no Centro Educacional Professor Moreira de Sousa. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, aprovada em concurso promovido pela Procuradoria Geral da Justiça, ingressou no Ministério Público do Ceará em setembro de 1981. Caririaçu foi sua primeira comarca, lá permanecendo até maio de 1984 quando, então, foi elevada à segunda entrância, ocupando a Promotoria de Aquiraz. No mesmo ano foi beneficiada por nova promoção, desta feita, para a 1ª Vara de Juazeiro do Norte até que, em agosto de 1992, ganhou a titularidade da 14ª Vara Cível de Fortaleza, após ter respondido, durante dezoito meses pela Promotoria de Justiça de Várzea Alegre. Ao longo de sua vida estudantil engajou-se no movimento jecista (Juventude Estudantil Católico), integrou o Diretório Acadêmico da Faculdade de Filosofia do Crato e a Diretoria do Centro Acadêmico de Juazeiro do Norte (CAJ).Ela é autora do livro Retalhos do Cariri - Grangeiro, publicado em 1992.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Daniel Walker, agradecemos esse post neste momento tão difícil para toda nossa família e amigos.

Minha mãe foi e sempre será nosso eterno anjo. Ela passou a vida dela nos salvando de todas as formas que uma pessoa pode ser salva.

Aproveito para convidar você e a todos os amigos para se fazerem presentes na missa de 7º dia a ser realizada nesta quinta-feira dia 16-12-2010 às 19h, na Igreja São João Batista, localizada no bairro São João do Tauape em Fortaleza-CE.

Atenciosamente,

José Alcy Pinheiro Junior

Obs.: Ivan Junior falou comigo, logo estarei mandando fotos recentes.

Edinêr Brito disse...

Daniel, fico-lhe muito grato por você ter postado esta pequena biografia da minha irmã "Neuma". Era assim que a chamávamos em família.
Edinêr