domingo, 19 de setembro de 2010

UM BEATO PERFUMADO - - por J. Ronald Brito

Os beatos que conheci na decada de cinquenta do seculo passado em Juazeiro, nao tinham nada de perfumados. Eram homens magros, barbados, mal vestidos e fedorentos: se fossem beatas não se distanciavam miuto destas caracteristicas.
Lembro-me das pregações desventuradasdo beato Jose e de sua ojeriza a homens afeminados; quando os encontrava, vociferava:
- Homem rapariga, você esta no inferno!
Existiam outros que não me recordo dos nomes.
Da ala feminina so consegui lembrar da beata Julia, que cuidava do urubu-rei, remanescente dos viveiros do Padre Cicero.
Porem, nas primeiras decadas do seculo, habitou um Juazeiro um beato, que apesar de analfabeto exerceu sobre a comunidade, mais conhecida como Caldeirão, uma liderança sem precedentes na região: Jose Lourenço. Essa liderança começou a surgir quando o Padre Cicero alugou um terreno de Joao de Brito, irmão do meu avô paterno, no municipio de Crato.
O sitio Baixa Danta estava semi-abandonado quando o negocio foi fechado. O beato mudou-se para lá e começou a fomenta-lo para receber romeiros "flagelados" que chegavam a Juazeiro de toda parte do Nordeste. Bastou dois anos para o Beato transformar o sitio numa verdadeira " terra prometida".
Segundo meu avô Britinho ( Manoel Vieira de Brito) o Beato era um homem pratico, de boa aparencia, de conversa fluente e sociavel. Conhecia e visitava os ricos da epoca e tambem os recebia na sua comunidade. Quando algum deles se deparava com um problema agricola ou agropecuario, ja sabia onde ir buscar a solução.
Disse-me tambem, que quando o beato estava na sua comunidade e sem visitas, vestia-se igual aos comuns e não encontrava rival no trabalho pesado; porem, quando ia a cidade ele mudava de figura: usava terno bem talhado, botas polidas, chapeu e muita agua de cheiro. E, quando montado em seu cavalo "trancelim", se aproximava, sentia-se logo o aroma de perfume importado.

2 comentários:

iderval.blogspot.com disse...

Amigo Otoniel Dourado, este assunto de suma importancia para a Sociedade Brasileira, principalmente Juazeirense ja deveria ser abordado com mais veemência e seriedade.Viva so Direitos Humanos. Estou a divulgar para os internautas esta emplgante atitude. Avante. Iderval Reginaldo Tenório

http://iderval.blogspot.com

Valdecy Alves disse...

Vejam matéria e fotos do making off das filmagens para o documentário sobre CALDEIRÃO DA SANTA CRUZ DO DESERTO, a comunidade que foi aniquilada, a exemplo de Canudos, por balas e bombardeios aéreos. Leia, Comente e divulgue: http://valdecyalves.blogspot.com/2010/09/caldeirao-de-santa-cruz-do-deserto.html