quinta-feira, 19 de agosto de 2010

PRAÇA PARA OS ROMEIROS

A recém-criada Comissão Diocesana de Pastoral de Romaria será a novidade da festa em louvor à Nossa Senhora das Dores deste ano quando milhares de fiéis virão reverenciar a Padroeira de Juazeiro do Norte. Todas as paróquias estabelecem uma sintonia de acordo com o tema central e as atividades da romaria. Recentemente, o prefeito Manoel Santana recebeu o bispo dom Fernando Panico o qual foi explicar as intenções da Igreja.

       Ele teve conhecimento de um projeto feito pela Irmã Annette Dumoulin que trata da ocupação da Praça Padre Cícero por um período de três dias apenas em cada romaria e sempre das 14 às 23 horas. A freira belga justificou ao prefeito que a meta é criar um clima de oração com os romeiros naquele logradouro que fica no coração de Juazeiro. Ela observou que, ultimamente, "a praça está uma verdadeira torre de babel com uma mistura de grupos diversos cada um cantando e gritando mais alto que os outros".

       Além disso, de acordo com a Irmã Annette, o romeiro já não tinha mais seu espaço. Para ela, a praça precisa ser respeitada a fim de voltar a ser lugar onde o romeiro possa sentar, cantar e rezar conservando a originalidade da romaria em Juazeiro. A religiosa insiste que, dos 365 dias do ano, a Igreja ocuparia apenas nove e em um intervalo das 14 às 23 horas somente, ficando o resto de todo o tempo para os demais grupos. Segundo o Secretário do Desenvolvimento, Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, o prefeito ficou de enviar um decreto neste sentido à Câmara Municipal.(Texto e foto de Demontier Tenório)

01 Santana e Bispo.JPG


--
Daniel Walker
Conheça o jornal eletrônico de Juazeiro no site:
www.juaonline.info
www.blogdojuaonline.rg3.net
Veja também o site de Padre cícero no endereço:
www.padrecicero.cjb.net
www.daniwalker.ubbi.com.br

Nenhum comentário: