sexta-feira, 26 de junho de 2009

TÍTULO DE MESTRE PARA DISSERTAÇÃO SOBRE A ESCOLA NORMAL


Como havíamos noticiado na edição passada do Juaonline, Mirelle Araújo da Silva obteve o seu título de Mestre em Educação (UFC), defendendo a Dissertação: A Função do Jornal O Lavrador como meio difusor da formação do professor ruralista de Juazeiro do Norte, com a aprovação da banca examinadora, constituída por Fátima Maria Leitão Araújo, (UECE); Francisco Ari de Andrade, (UFC) e Maria Juraci Maia Cavalcante, (UFC), orientadora e presidente da banca. Após a exposição do tema, a candidata foi submetida à arguição da banca, respondendo às questões formuladas. O evento teve a participação concorrida de alunos e professores e alguns juazeirenses interessados. O texto da dissertação será submetido a algumas correções e emendas, sendo em seguida divulgado para a leitura de interessados. Ao louvar a iniciativa de Mirelle, sua orientadora elogiou a sua postura amadurecida, responsável por uma autonomia notória na condução de toda a pesquisa. Observou também o quanto Juazeiro do Norte, seu povo, sua cultura e instituições são objetos marcadamente “perturbadores” para qualquer cientista social. Mirelle demonstrou que o jornal O Lavrador, um dos mais antigos e duradouros jornais de Juazeiro do Norte exerceu um papel importante para o sucesso da Escola Normal, especialmente entre as décadas de 1930 e 1970, pois através dele, ao seu tempo, se enxergava o país. A candidata foi muito cumprimentada por todos os presentes. (Renato Casimiro, de Fortaleza)

JUAZEIRENSES EDITAM REVISTA EM FORTALEZA


Dois jornalistas juazeirenses, Wilton Junior e Marcel Bezerra, filhos do conhecido comentarista esportivo Wilton Bezerra, acabam de lançar juntamente com uma grande equipe de bons perofissionais cearenses, a revista NE VinteUm. A revista está aberta para colaborações editoriais (sugestão de pautas, artigos, reportagens, etc). Neste primeiro número ela traz entre outras matérias de interesse uma entrevista com o historiador Frederico Pernambucano de Melo (que fala sobre cangaço), D. Hélder: cem anos do bispo rebelde; e um excelente ensaio sobre Patativa do assaré. A revista tem primorosa apresentação gráfica e certamente fará sucesso. Parabens à equipe.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Juazeiro participa do Fórum Nacional das Cidades Históricas Turísticas


O município de Juazeiro do Norte foi convidado a participar do Fórum Nacional das Cidades Históricas Turísticas do Brasil. A escolha se deu junto com outras 36 cidades e o Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, vai participar do evento no Centro de Convenções de Pernambuco em Olinda (PE). Ele representará o prefeito Manoel Santana e viaja na tarde desta quarta-feira levando alguns pleitos para a Secretaria Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo que coordena o Fórum.
O convite partiu do Coordenador-Geral de Serviços, Ricardo Martini, anunciando que o Ministro do Turismo, Luiz Barretto, participará da cerimônia de abertura. Na oportunidade serão abordados temas de segurança, legislação, capacitação de profissionais do seguimento, desenvolvimento de marketing, transportes, cadastros e fiscalização dos prestadores de serviços turísticos e controle urbano. Todo o conteúdo dos debates fará parte da confecção de um documento intitulado 'A Carta de Olinda'.
Segundo Zé Carlos, o objetivo do fórum nacional é fortalecer o intercâmbio de experiências entre as cidades brasileiras que possuem um acervo histórico. Especialistas do setor e representantes de órgãos públicos municipais, estaduais e federais discutirão estratégias e ações convergentes para o desenvolvimento sustentável do turismo. Para o titular da Setur, é importante para Juazeiro fazer parte deste evento, principalmente no sentido de absorver ações que possam beneficiar ainda mais o setor do turismo na Terra de Padre Cícero. Texto e foto de Demontier Tenório)

segunda-feira, 8 de junho de 2009

CENTENARIO TERÁ EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA TEMÁTICA ITINERANTE


A Comissão do Centenário de Juazeiro do Norte em sua última reunião, realizada no dia 3 de junho de 2009, aprovou a ideia para realização de exposições fotográficas temáticas com o título de MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO JUAZEIRO CENTENÁRIO. Serão realizadas diversas exposições até o ano de 2011, sendo que a primeira será aberta no dia 1º de setembro de 2009 e terá como tema: A Capelinha que virou Basílica, na qual será apresentada uma sequência de fotografias mostrando as várias transformações verificadas na atual Basílica de Nossa Senhora das Dores desde o tempo que a mesma era apenas a capelinha erigida pelo primeiro capelão, padre Pedro Ribeiro de Carvalho em 1827. Também será mostrado um painel com a cronologia dos fatos mais importantes ocorridos na Basílica.

Além desta foram sugeridos as seguintes exposições temáticas:
- Beatos, beatas e tipos populares de Juazeiro
- Memória do Futebol Juazeirense
- Música, Cinema e Teatro em Juazeiro
- Jóias da Arquitetura Juazeirense
- Eventos Históricos de Juazeiro
- Memória da Praça Padre Cícero
- Famílias do Juazeiro Antigo
- Escola Normal Rural e a Educação Juazeirenses
- Da Bodega ao Shopping: evolução do comércio juazeirense

As exposições temáticas itinerantes serão apresentadas em vários locais do município, inclusive sítios. As fotos mostradas pertrencem aos arquivos de Daniel Walker, Renato Casimiro, Paulo Machado, Demontier Tenório, Raimundo Araújo, Aguinaldo Carlos, Memorial Padre Cícero e Juaonline. A Comissão espera poder contar com a colaboração de outras pessoas que também têm acervo fotográfico. Portanto, se você tem alguma foto histórica de Juazeiro que se enquadra em algum ou algiuns dos temas acima sugeridos e quiser fazer doação à Comissão do Centenário (o original será escaneado e depois devolvido) entre em contato com a Comissão através dos meios abaixo:
Telefone: 3511 4040
E-mail: centenariodejuazeiro@gmail.com
E-mail: seturjuazeiro@yahoo.com.br
E-mail: juaonline @uol.com.br

quinta-feira, 4 de junho de 2009

JUAZEIRO GANHARÁ SINALIZAÇÃO TURÍSTICA

Para os que visitam Juazeiro do Norte vai se tornar mais fácil percorrer a cidade sem precisar pedir informações. Na próxima terça-feira, dia 9 de junho, às 9 horas, na Praça do Memorial Padre Cícero, o prefeito Manoel Santana e o Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, vão lançar o projeto de Sinalização e Orientação Turística do município. O início da execução será imediato e se constitui em uma parceria com o Ministério do Turismo.

A solenidade vai reunir vereadores, secretários municipais, representantes de diversos segmentos sociais e da Imprensa de Juazeiro. O projeto ostenta um padrão internacional e estabeleceu três etapas distintas. Na primeira, a sinalização para pedestres que prevê a colocação de 100 placas nos trechos mais importantes por onde o fluxo de pessoas a pé se dá em maior quantidade. São informações dos principais pontos buscados pelas pessoas.

A segunda etapa é a chamada veicular em quase toda a área do município com placas diferenciadas e informações da maioria dos locais mais procurados. Os letreiros se destacam mais, a fim de permitir a visão dessas 100 placas por parte dos que se encontram no interior de veículos. Já a terceira é formada por placas indicativas num total de 40 destacando pontos como negócios, equipamentos, instituições e outros do interesse comum.
O Secretário de Turismo acrescenta que haverá um complemento com placas nos próprio s locais do destino final, antes apenas indicado. As placas informativas para os pedestres serão afixadas em canos galvanizados. Já as placas indicativas para quem trafega em veículos serão postas em colunas de aço galvanizado com braços projetados. Zé Carlos destaca que a ausência de uma sinalização turística em Juazeiro é motivo de muitas reclamações por parte dos que visitam a terra de Padre Cícero. (Demontier Tenório)

segunda-feira, 1 de junho de 2009

MARIA ASSUNÇÃO GONÇALVES - aniversário




MARIA ASSUNÇÃO GONÇALVES
Hoje é um daqueles dias de graça em que erguemos as mãos aos Céus para agradecer a existência de Maria Assunção Gonçalves, há 93 anos. Diria que, pelo menos para nós, os Soares de Casimiro, esta lembrança é diária, pois sua arte figura em nossas paredes, guardando a genialidade de seus traços de artista plástica notável, com os quais nos tornamos mais próximos da memória do Juazeiro. Se aqui, em Fortaleza, acordo sob os olhares de belo óleo sobre tela, de um retrato de Mestre Noza (de 1985), aí na Rua São José, Ana Célia e Fechine servem o café da manhã em linda bandeja artesanal, em madeira, em cujo fundo, protegido por vidro está uma gravura da Nega, (de 19.03.1947). Abracei-a, noutro dia, com aquela mesma emoção herdada do afeto de Doralice Soares e MAG (era assim que assinava algumas de suas telas nos anos 40) dos tempos da velha Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte. Assunção é lembrança permanente de nossas orações diárias. Que a vida ainda lhe seja longa e feliz, renovada pelas emoções de dia como este de hoje, cercada do carinho de imensa família. A esta querida amiga, um beijo carinhoso e todo nosso afeto. Parabéns, Assunção. (Renato Casimiro)