terça-feira, 27 de janeiro de 2009

RAIMUNDÃO SAI DO PSDB


Após quase duas décadas no ninho tucano, o ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, se desfiliou do PSDB nesta terça-feira. A princípio, o líder político vislumbra a possibilidade de ingressar no PMDB, mas isso só será feito após uma conversa que terá com seus correligionários. Ele confessou que tem encontro marcado com dirigentes peemedebistas, em Brasília, mas ponderou que vai ouvir os amigos antes de tomar qualquer decisão final. O primeiro passo foi deixar o PSDB o que já não havia feito para evitar possíveis prejuízos ao mandato de prefeito que desempenhou até dezembro passado.

Nesta terça-feira, Raimundão enviou ofício ao presidente da Executiva Municipal do PSDB, Wilton Almeida, com o pedido de desfiliação. Depois, com o protocolo em mãos e autenticado, foi até o Cartório Eleitoral de Juazeiro do Norte ratificar a sua desfiliação perante o juiz Ademar da Silva Lima. A vida partidária de Raimundão entre os tucanos começou em março de 1990 quando decidiu postular uma vaga na Assembléia Legislativa. Ele havia sido eleito vice-prefeito de Juazeiro pelo PMDB e conquistou seu primeiro mandato de deputado estadual como peessedebista.

Foi pelo PSDB que se reelegeu seguidamente nos anos de 1994, 1998 e 2002 ostentando três mandatos e meio. É que, em 2004, motivado pelas pesquisas que o indicavam como o preferido do partido, resolveu se candidatar e venceu as eleições para prefeito de Juazeiro. Para Raimundão, a sua missão no PSDB foi cumprida com fidelidade e respeito aos correligionários. Entretanto, o resultado surpreendente da convenção que lhe tirou a legenda pela qual disputaria a reeleição, tornou impossível a sua convivência no seio tucano.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Espetáculo Máscaras – Cia de Dança Ciclos (Tabuleiro do Norte – CE)


O espetáculo Máscaras, da Cia de dança Ciclos, de Tabuleiro do Norte - CE, apresentar-se-á na Região do Cariri nos dia 24 (sábado) e 25 (domingo) de Janeiro no teatro do SESC Crato e pelo Centro Cultural Banco do Nordeste nos dias 30 de janeiro, sexta-feira, no teatro Violeta Arraes, da Fundação Casa Grande, na cidade de Nova Olinda.

Encerrando sua temporada no cariri, o espetáculo será apresentado no sábado, no teatro do CCBNB Cariri.
O espetáculo aborda as diferentes máscaras de que os indivíduos se utilizam para sobreviver no convívio social. As relações de gênero e a diversidade sexual, o porque de as pessoas estarem se isolando e das dificuldades de relacionamento e de aproximação, através das dualidades prazer / culpa, liberdade / repressão, gozo / dor.
Serviço:
Espetáculo Máscaras – Cia de Dança Ciclos (Tabuleiro do Norte – CE)
Teatro do SESC Crato
Dias 24 e 25 de janeiro de 2009, a partir das 20h.
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia).
Informações: 3523.4444.
Teatro Violeta Arraes – Fundação Casa Grande (Nova Olinda).
Sexta, dia 30 de Janeiro de 2009, às 19h30min.
Entrada Franca.
Centro Cultural Banco do Nordeste – Cariri.
Sábado, dia 31 de janeiro de 2009, às 19h30min.
Entrada Franca.
Informações: 3512.2855

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

ROMARIA DE SÃO SEBASTIÃO ENTRE AS GRANDES



A Romaria de São Sebastião está agora no calendário das grandes romarias de Juazeiro do Norte. Neste dia 20 uma grande multidão de romeiros veio a nossa cidade para participar da procissão do santo e também da missa de morte de Padre Cícero que é celebrada todo mês, no dia 20. Agora o calendário das romarias de Juazeiro registra cinco grandes romarias: Nossa Senhora das Dores (15 de setembro), Finados (2 de novembro), Ciclo Natalino (Natal e Dia de Reis), São Sebastião (20 de janeiro) e Candeias (2 de fevereiro).

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

PESQUISA MOSTRA RADIOGRAFIA DO TURISMO RELIGIOSO NO CARIRI

Diário do Nordeste – 07.01.2009 - Caderno Regional

PESQUISA NO CARIRI
Turismo religioso é maior atrativo no “Crajubar”

Durante as romarias, há um fluxo de mais de 500 mil pessoas em Juazeiro do Norte, conforme aponta pesquisa

Juazeiro do Norte. O turismo religioso é o principal atrativo para os visitantes que chegam as cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. O índice corresponde a 60,9%, tendo com base o estímulo na fé pelo Padre Cícero. Esse é o resultado da pesquisa realizada pela Zaytec Brasil Consultoria, coordenada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (Setur). Os serviços relacionados à informação, equipamentos turísticos, segurança pública e transportes estiveram entre os piores conceitos.

A pesquisa foi realizada de 28 de outubro a 2 de novembro, período em que se realiza em Juazeiro do Norte a maior romaria do ano, a de Finados, em que foram entrevistadas 770 pessoas, incluindo a demanda turística das cidades de Crato e Barbalha, além da terra do “Padim”. Divulgada em primeira mão pelo Diário do Nordeste, a pesquisa leva em conta aspectos pessoais, econômico-financeiros, procedência dos turistas, meios de transporte usados, hospedagem, motivação e atrativos da viagem, além das avaliações positivas e negativa dos serviços oferecidos.

A pesquisa foi realizada de 28 de outubro a 2 de novembro, entre 770 pessoas

Os procedimentos levam em consideração os aspectos quantitativos e qualitativos. Durante este período, somente em Juazeiro do Norte, há um fluxo de mais de 500 mil pessoas, conforme dados informais. Alguns dados fornecidos pela pesquisa em termos quantitativos vêm enumerar o que antes era divulgado pela informalidade, ou seja, a grande maioria dos romeiros que chegam a Juazeiro é da região Nordeste. São 97,3% de pessoas provindas dos Estados nordestinos e 2,7% de outras regiões brasileiras.

A Romaria de Finados tem uma característica comum em relação aos visitantes deste período. Os pernambucanos prevalecem em sua maioria. São 39,6%. Em segundo lugar entra o próprio Ceará, com 23,9%, seguido por Sergipe, com 10,6%. Isso incluindo os dados gerais do pólo Crajubar. Em Juazeiro, esse dado sobe para 45,4%. Mais da metade dos visitantes ainda não tinha visitado a região. Isso corresponde a 58,5%. Outro ponto visível durante a Romaria de Finados é que os caminhões pau-de-arara, mesmo com toda a modernidade, ainda prevalecem como principal meio de transporte dos romeiros.

Um dos aspectos que levou ao desenvolvimento da pesquisa diz respeito a própria avaliação qualitativa feita pelos entrevistados, localizados em pontos estratégicos de visitação, praças, hotéis e rodoviárias das cidades. Segundo a empresa Zaytec, a meta é adotar medidas corretivas diante das deficiências apontadas, incluindo-se aqueles aspectos que não tenham obtido um conceito mínimo de qualidade.

Quanto aos Equipamentos e Serviços Turísticos, o serviço de táxis, guia de turismo e informações turísticas, num total de 11 itens avaliados, obtiveram piores conceitos na avaliação dos entrevistados. Os itens com os maiores índices na avaliação negativa dos entrevistados foram: informações turísticas (55,9%), guias de turismo (51,2%), passeios oferecidos (44,1%) e diversões noturnas (43,1%). No outro extremo têm-se a hospitalidade do povo (93,4%) e os meios de hospedagem (88,4%) com os maiores índices de conceito ótimo e bom, conforme o público.

Os itens com os menores índices de conceito dos entrevistados em Juazeiro do Norte foram: segurança pública (27,9%), limpeza pública (1,9%) e ônibus urbano (4,4%). No outro extremo têm-se avaliação geral da localidade (92,4%) e comunicação (86,1%). No entanto para Barbalha foram: limpeza pública (46,8%), ônibus urbano (37,9%) e segurança pública (34,2%). No outro extremo têm-se a avaliação geral da localidade (100,0%). Já para o município do Crato, o terminal rodoviário e pista de pousos aparecem como piores itens na avaliação dos 100% dos entrevistados na pesquisa.

Os aspectos mais positivos, segundo avaliação dos turistas que visitaram o Pólo do Cariri foram as igrejas (40,9%), seguido pelo horto (37,9%), as praças (11,0%), a estátua de Padre Cícero (10,1%) e a romarias/missas com 8,7% na opinião dos entrevistados. A religiosidade e as belezas naturais mereceram destaque, evidenciando as potencialidades dos municípios pesquisados.

Os fatores que mais desagradam, conforme a avaliação dos entrevistados, são segurança pública (20,6%), clima (19,9%), as praças mal cuidadas (17,3%) e as sujeiras nas ruas (com 11,8%).

FONTE: ELIZÂNGELA SANTOS, Repórter, matéria originalmente publicana do jornal Idário do nordeste, edição de ontem, 7.2.2009

BATALHÃO DE POLÍCIA RECEBE MOTOS

O Comandante do 2º BPM, Ten Cel PM Erik Oliveira Onofre e Silva, adquiriu junto ao Senhor Coronel PM Comandante-Geral da PMCE, Cel. William Alves Rocha, 04 (quatro) motocicletas do tipo XR-200, para compor a frota veicular deste Batalhão, visando otimizar as ações operacionais do grupo ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motos), que já vem desenvolvendo excelente trabalho junto a sociedade caririense. As referidas motos já se acham no Batalhão.

domingo, 4 de janeiro de 2009

SEMANA MISSIONÁRIA NA PARÓQUIA DE SÃO FRANCISCO


A parti de hoje, 4 de janeiro de 2009 ás 17:00h terá início a abertura da semana missionária da Paróquia de São Francisco das Chagas. A presença de missionários de fora será marcante e estão confirmados vários frades capuchinhos para cada comunidade da paróquia, num total de onze comunidades. Os frades de fora confirmados são Frei dom Geraldo Bispo emérito de Fortaleza, Frei Nazário, Frei Batista, Frei Domingos e os que já moram na fraternidade franciscana de juazeiro. A presença da Ir. Daniele foi confirmado. Missionários das Paróquias de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Lourdes foram convidados a colaborarem. A missa de encerramento será domingo, dia 11, às 17:00h presidida por Dom Fernando.