segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

JUAZEIRO RECEBE RELÍQUIAS DE SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE


Sob vibrante aclamação dos fiéis chegaram no dia 28 passado a Juazeiro do Norte as relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque. As relíquias - um ossário que contém vários fragmentos de ossos e uma parte do tecido cerebral, que se conserva incorrupto, por mais de 300 anos - foram expostos para devoção dos fiéis na Basílica de Nossa Senhora das Dores (dia 28), Santuário do Sagrado Coração de Jesus (dia 29). Depois seguirão para a Igreja de Mãe Rainha (dia 30) e Santuário de São Francisco (dia 31).
A peregrinação que vem percorrendo diversos países partiu do Mosteiro das Visitandinas de Paray-le-Monial, na França, onde Jesus apareceu à Santa, no século XVII.
Santa Margaria Maria Alacoque era francesa, nasceu em 1647 e morreu em 1690, aos 43 anos. Entrou para o mosteiro das visitandinas ainda criança e fez profundas experiências místicas com o Coração de Jesus, através da Sagrada Eucaristia.
Foi Santa Margarida Maria Alacoque quem difundiu essa devoção ao Coração de Jesus, a partir do século XVII, período em que ela viveu.
A foto mostra as relíquias quando estavam expostas no Santuário Sagrado Coração de Jesus.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

GLOBO RURAL DÁ DESTAQUE A CONSTRUÇÃO DE BARRAGINHAS EM JUAZEIRO

Agricultores do Ceará estão se beneficiando com a construção de barraginhas. Em Juazeiro do Norte, quem apostou na tecnologia está satisfeito.

Na região sul do Ceará já é possível encontrar em muitas áreas rurais as barraginhas. São mini-açudes construídos em forma de meia-lua com 15 metros de diâmetro e dois metros de profundidade.

A função das barraginhas é armazenar a água da chuva, que fica infiltrada na terra. Outra vantagem é conter o processo erosivo e vão alimentar o lençol freático tornando a terra úmida e agricultável.

“A água infiltrada no lençol freático deixa a área mais úmida por mais tempo após o período chuvoso”, explicou Erivaldo Figueiredo, coordenador do Núcleo Agrário da Fundação Mussambê.

Na propriedade do criador Evilásio Anísio de Sousa foram feitas cinco barraginhas no início do ano. Para o produtor foi fácil perceber a diferença. O cacimbão, que em períodos de estiagem ameaçava secar, ficou cheio o ano inteiro.

Para o agricultor Adalberto Laranjeira a maior vantagem das barraginhas foi a umidade do solo. Toda a plantação de frutas ficou verdinha, mesmo no período de seca.

Em 2008, oitocentas e trinta barraginhas foram instaladas em cinco municípios da região sul do Ceará. A idéia deu certo e em 2009 a previsão é de construir pelo menos mil barraginhas não só no Ceará.

O projeto de construção de barraginhas foi desenvolvido pela Embrapa, recebeu recursos de instituições públicas e privadas. No Ceará foi implantado pela Fundação Mussambê.

De acordo com a Embrapa, o custo para construir uma barraginha é, em média, de R$ 200,00.
Fonte: http://globoruraltv.globo.com

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

FUNDAÇÃO MUSSAMBÊ PARTICIPA DE SEMINÁRIO EM SÃO LUIZ


A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seagro) do Maranhão realiza, nesta terça-feira (23), o Seminário sobre a Cadeia Produtiva do Babaçu. O evento visa fortalecer ainda mais a agricultura familiar maranhense, gerando emprego e renda, com melhorias nas condições de trabalho das quebradeiras de coco e demais envolvidos em sua cadeia produtiva. O evento possui uma proposta de integrar ações governamentais e não-governamentais, objetivando difundir novas tecnologias para a utilização integral do coco babaçu e melhoria na qualidade de vida das populações que geram renda a partir de seus produtos. Além disso, será criada uma comissão para elaborar um plano estadual de desenvolvimento do extrativismo do coco babaçu.

Para desenvolver uma linha de debates, o seminário contará com palestras dos representantes da Fundação Mussambê de Juazeiro do Norte, do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco babaçu (MIQCB), da Associação em Áreas de Assentamento do Estado do Maranhão (Assema) e do Comitê Intermunicipal de Desenvolvimento sustentável do Médio Mearim (Codesun).

De acordo com o coordenador do núcleo de tecnologia social da Fundação Mussambê, Daniel Walker Júnior (foto), através do seminário, será apresentada a metodologia de trabalho. "Iremos mapear as comunidades, fazendo um diagnóstico para então podermos apresentar às comunidades os projetos de acordo com suas realidades. Depois realizaremos o treinamento e elaboração de um plano de negócios para a instalação de uma agroindústria", explicou.

O representante da Fundação Mussambê disse ainda que a tecnologia não substitui a mão-de-obra, mas irá criar uma melhoria nas condições de trabalho. "Existe atualmente um subaproveitamento do coco babaçu e a tecnologia vem para agregar valor e fazer o aproveitamento integral do fruto", concluiu.

A melhoria nas condições de trabalho das quebradeiras de coco será debatida durante o seminário. (Fonte: http://www.ma.gov.br)

sábado, 20 de dezembro de 2008

JUAZEIRENSE É CIDADÃO PERNAMBUCANO


O procurador-geral do Estado, Tadeu Alencar, recebeu sexta-feira, 19, o título de cidadão pernambucano. A proposição, aprovada por unanimidade pela Assembléia Legislativa, foi feita pelo deputado Isaltino Nascimento. O deputado explica que solicitou a concessão do título a Tadeu Alencar devido aos serviços prestados para a administração do Estado em prol da sociedade pernambucana.

O procurador Tadeu Alencar tem trabalhado para a recuperação de créditos públicos, com foco nos grandes devedores.
Quem é ele
Francisco Tadeu Barbosa de Alencar está à frente da Procuradoria Geral do Estado desde 1º de janeiro de 2007, quando passou a integrar o Governo Eduardo Campos. Antes de assumir o cargo no Executivo pernambucano, atuou – desde 2003 - como Procurador-Geral Adjunto da Fazenda Nacional, em Brasília, para onde foi convidado após dez anos de atividade, em Pernambuco.

Nascido em Juazeiro do Norte, Ceará, em 1963, Tadeu Alencar é formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1988, com especialização em Direito Tributário, pela Universidade Federal de Pernambuco em parceria com a Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf), e acumula um extenso currículo: Procurador-Geral Adjunto da Fazenda Nacional, Procurador-Geral da Fazenda Nacional Substituto (2003 a 2006); Procurador Regional da Fazenda Nacional da 5ª Região (2000 a 2003); Procurador da Fazenda Nacional (a partir de 1993).

Antes de ingressar na advocacia pública, Tadeu Alencar foi auditor do Tribunal de Contas de Pernambuco (1991 a 1993), funcionário do Banco do Brasil (1982 a 1991) e, ainda, exerceu a advocacia privada por quatro anos.

Institucional – Além da reconhecida experiência em direito tributário, tendo sido palestrante em congressos e seminários em todo o País, tem marcante participação em outras esferas da vida pública, de que se destaca o seguinte:

▪ Vice-Presidente do Conselho de Administração da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), em 2007;

▪ membro do Conselho Superior da Advocacia-Geral da União;

▪ membro fundador e vice-presidente do Conselho de Relações Internacionais do Instituto Pernambucano de Estudos Tributários (IPET);

▪ membro do Conselho de Administração da Empresa Gestora de Ativos (Emgea), como representante do Ministério da Fazenda, de 2003 a 2004 e de 2006 a 2007;

▪ membro do Conselho Fiscal do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), de 2004 a 2007, assumindo a Presidência do Conselho Fiscal no ano de 2005;

▪ membro do Conselho Fiscal do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), como representante do Ministério da Fazenda, de 2003 a 2006, tendo assumido a Presidência do Conselho Fiscal em 2005;

▪ membro do Conselho Fiscal da Caixa Econômica Federal, como representante do Ministério da Fazenda, de 2003 a 2004.

▪ Indicado para compor o Conselho Fiscal do Banco do Brasil, em 2003;

▪ participação na fundação da Comissão da Advocacia Pública da Ordem dos Advogados do Brasil (Seção Pernambuco);

▪ Presidente da Associação dos Funcionários do Tribunal de Contas de Pernambuco (AFTC), de 1992 a 1993;

▪ Delegado sindical do Sindicato dos Procuradores da Fazenda Nacional, de 1994 a 2000.

Atuação – O Procurador Geral do Estado defende uma advocacia pública proativa e comprometida com resultados. “Precisamos equiparar o sonegador ao cidadão contribuinte, demonstrando que é um mau negócio tornar-se devedor do Estado. Precisamos cumprir o dever fundamental de pagar tributos”.

Foi com essa bandeira, aliás, que representou a Fazenda Nacional nos tribunais superiores, contribuindo decisivamente para o reexame de questões como o “Crédito Prêmio do IPI”, que, pela sua importância e bilionária repercussão para o executivo federal, propiciou intensos debates no Superior Tribunal de Justiça.

Na mesma linha, defende que a Procuradoria Geral do Estado continue a manter o grau de excelência em sua atuação. A prioridade do Procurador Geral é aprofundar e aperfeiçoar um modelo voltado à recuperação de créditos públicos, com foco nos grandes devedores, uma defesa judicial consistente que preserve os interesses do Estado de Pernambuco e que iniba o ajuizamento de lides temerárias.

Por fim, entende como essencial que a Procuradoria Geral do Estado, como mecanismo de controle da legalidade, ofereça um efetivo respaldo ao funcionamento da administração pública estadual, solucionando os entraves e dando segurança às ações de governo. “Precisamos ser criativos e ágeis, mas atentos ao irrenunciável primado das leis”. (Fonte: Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco)

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

INAUGURADA PRAÇA JOSÉ BOAVENTURA DE SOUZA






O prefeito Raimundo Macedo inaugurou na noite de sexta-feira, 19, a Praça José Boaventura de Souza localizada na segunda etapa do Bairro Tiradentes, onde também se encontra a Capela de Santo Expedito. Na seqüência de fotos vemos: uma vista geral da Praça José Boaventura de Sousa, o prefeito Raimundo Macedo quando discursava, a professora Francy Boaventura, viúva do homenageado, descerrando a placa dando por inaugurada a Praça e o homenageado e seu livro.

José Boaventura de Sousa nasceu na cidade de Caririaçu, mas foi em Juazeiro do Norte que passou a maior parte de sua existência. Aqui foi alfaiate, funcionário dos Correios, desportista, radialista, jornalista, professor, historiador tendo prestado relevantes serviços à comunidade juazeirense. Foi professor do Centro Educacional Professor Moreira de Sousa, da Universidade Estadual do Ceará e da Universidade Regional do Cariri. Também foi diretor do IPESC-Instituto José Marrocos de Pesquisas e Estudo Sócio-Culturais. Deixou publicado um livro sobre a Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte. Ele faleceu em 21 de janeiro de 2005.

domingo, 14 de dezembro de 2008

CARAVANA DE ROMEIROS DE UNIÃO DE PALMARES VISITARÁ JUAZEIRO

O prefeito Areski de Freitas, o Kil (PTB) se reuniu ontem (13) pela manhã com os romeiros que todos os anos no mês de janeiro se reúnem para fazer a tradicional viagem de União dos Palmares ao Juazeiro do Norte, terra de Padre Cícero, no Ceará e distante 605 km do município.

Os peregrinos pediram apoio ao prefeito como ajuda financeira e transporte para que a caravana possa se deslocar com toda estrutura para visitar a cidade do padre símbolo da fé nordestina. "Os romeiros podem contar comigo, sempre dei apoio e agora como prefeito vamos ampliar esse apoio", afirmou o prefeito Kil.

A viagem está prevista para o dia 19 de janeiro, com chegada marcada para o dia 22. Segundo Jailson Rodrigues da Silva, presidente Associação dos Romeiros do Padre Cícero, entre 900 e mil romeiros participarão desta viagem realizada a mais de 50 anos.

"Quero agradecer ao prefeito pelo apoio na hospedagem e no transporte dos nossos romeiros, para todos que irão participar desta viagem. Este ano a prefeitura aumentou a sua participação o que é muito bom para os nossos associados", afirma Jailson Rodrigues.

O prefeito Kil elogiou a iniciativa da associação que esse ano, com a ajuda da prefeitura, ampliará o número de romeiros em relação ao ano passado. "É importante que os romeiros que não são associados se filiem para que a prefeitura possa nos próximos anos ajudar mais a essas pessoas", disse Kil.

No próximo dia 20 do corrente às 19 horas, haverá a Santa Missa dos Romeiros, celebrada pelo Padre Francisco, na Praça Padre Cícero, às 19 horas, com direito a janta comunitária além de uma apresentação surpresa. (FONTE: WWW.ALAGOAS24HORAS.COM.BR)

CENTENÁRIO DE ANTONIO CORRÊA CELESTINO EM FORTALEZA




Como parte das celebrações do Centenário de Antonio Corrêa Celestino, foi realizada no Centro Cultural Oboé, no último dia 4, em Fortaleza, uma sessão comemorativa que ensejou a oportunidade do lançamento do livro sobre o homenageado, organizado por Renato Casimiro. O livro foi apresentado pelo historiador e jornalista Rodolfo Espínola. Estiveram presentes três dos quatro filhos de Celestino (Ana Lusce, Tarcísio e José Roberto), bem como netos e bisnetos do homenageado. Expressivo número de caririenses, especialmente de juazeirenses e barbalhenses, compareceram ao evento. Falaram ainda o organizador da obra, prof. Renato Casimiro que prestou uma homenagem a Antonio Corrêa Celestino, revelando facetas importantes de sua vida e das suas jornadas dedicadas às empresas que dirigiu e participou, bem como pelas lutas empreendidas pelo desenvolvimento do Cariri. Em nome da família falou o Dr. José Roberto Celestino, falando da alegria de sua família pela celebração que se fazia em memória de seu pai. Na programação foi exibida uma centena de fotografias enfocando a trajetória de vida de Celestino, profissional e publicamente, bem como em meio a sua família. Também foram exibidos em video dois trechos de um depoimento realizado por professores da Urca, em 1990, na oportunidade em que Celestino fez um longo depoimento para a História. Na finalização do evento, foi servido um coquetel aos presentes enquanto se desenvolvia uma sessão de autógrafos pelos participantes, autores da coletânea.

domingo, 7 de dezembro de 2008

IRMÃO DO EDITOR DO JUAONLINE FALECEU EM ARACAJU


Faleceu na noite do dia 6, em Aracaju, Sergipe, o Engenheiro Jorge Luis Almeida Marques, irmão do Editor do Juaonline, jornalista Daniel Walker. Jorge vinha padecendo há cinco anos de problemas hepáticos decorrente de uma hepatite e faleceu devido a uma hemorragia abdominal. Ele nasceu em Juazeiro do Norte, era filho do Casal José Marques da Silva e Maria Almeida Marques, foi alunos do Colégio Salesiano São João Bosco e concluiu seu curso de Engenharia Química em Aracaju, olnde era funcionário público estadual da Secretaria da Fazenda.. Era casado com a professora Sandra Maruqes e deixa seis filhos. Para acompanhar o sepultamento que ocorrerá amanha, 7, seguiu com destino a capital sergipana o editor do Juaonline, Daniel Walker acompanhado do seu filho, Michel. Na foto acima Jorge Luís é visto ao lado direito do seu irmão Daniel Walker.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

NOVO PROGRAMA NA TV VERDE VALE


A partir do dia 7 de dezembro, domingo, a Sertão Pop Produções e Publicidade estará lançando, juntamente com a Quadrante Vídeo Produções, o programa de Tv "Rota & Ação - Esporte, Turismo e Aventura". Esse programa é atualmente a menina dos olhos das duas produtoras que se uniram para colocar no ar um novo conceito em qualidade nos programas de TVs locais. Etão todos os domingos, de 11 ao meio dia, você terá agora muito o que ver sobre o Cariri Cearense. O programa está dividido em quatro blocos onde serão apresentados quadros como: Pé na Trilha, Ponto de Equilíbrio, Tribos e Rumos, Empunhação, Agenda cultural e outros que serão acrescidos no decorrer das apresentações. Essa iniciativa das duas produtoras vem mostrar que a região do Cariri tem muito potencial para ser explorado, seja nos diversos esportes radicais praticados, seja no turismo, na aventura e na cultura do nosso povo. A equipe que faz o programa também é um forte diferencial, pois é formada por profissionais de grande performance na área e que têm forte identidade com a região, pois são todos filhos do Cariri, e assim, que vivem aqui na região, portanto conhecem a fundo o que de melhor temos para ser explorado e mostrado para os próprios caririenses que, muita das vezes, nem sabe que existe determinado assunto por aqui.
A intenção da equipe é essa, a de mostrar o Cariri que poucos conhecem, mas que, de agora em diante, terão como ter acesso, através de um programa dinâmico, jovem e com um formato bastante moderno.
Portanto, domingo dia 7 de dezembro, a partir das 11 horas, liguem seus aparelhos de TV no canal 13, da Tv Verde Vale e assistam a estréia do nosso programa, um programa feito com muito esmero, coragem e dedicação, porque toda a equipe acredita que a nossa região já está na hora de acontecer e mostrar todo o seu potencial com o que temos de melhor.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

VIGÁRIO DO OPUS DEI VEM A JUAZEIRO DO NORTE

O Vigário da Delegação da Prelazia do Opus Dei no Rio de Janeiro, Monsenhor Pedro Barreto Celestino, estará em Juazeiro do Norte neste final de semana. Ele vem participar das comemorações do centenário de nascimento de seu pai, o empresário Antônio Corrêa Celestino. No próximo domingo, dia 7, Monsenhor Pedro celebrará, na Igreja-Matriz de Santo Antônio, em Barbalha, missa gratulatória em sufrágio da alma do seu genitor. À noite, no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, haverá a solenidade de lançamento do livro “Antônio Corrêa Celestino”, coletânea de depoimentos sobre a vida do empresário caririense.
Quem é
Monsenhor Pedro Barreto Celestino – o primeiro brasileiro a ser ordenado padre no Opus Dei – nasceu em Juazeiro do Norte, filho de Antônio Corrêa Celestino e Luscélia Barreto Celestino. É Doutor em Ciências da Educação e em Direito Canônico pela Universidade de Navarra, Espanha. Ordenado em 1971 trabalhou na Pastoral Universitária, em São Paulo, até 1990, quando foi transferido para o Rio de Janeiro.

É autor do livro “Os Anjos”, já em terceira edição, que foca esses seres espirituais, patrimônio teológico-cultural da Igreja Católica. (Por Armando Rafael)

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

AUTORIDADES PRESTIGIAM ENCONTRO MESTRES DO MUNDO EM JUAZEIRO





O governador Cid Gomes retorna à Juazeiro nesta terça-feira, dia 2 de dezembro para diplomar 12 Mestres da Cultura do Ceará. O prefeito Raimundo Macedo é o anfitrião da festa que marca a abertura do IV Encontro Mestres do Mundo e terá a presença do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, e do Secretário de Cultura do Ceará, Auto Filho. Na ocasião, também serão lançados o livro Cultura Popular e o Catálogo Mestres do Mundo, publicações do Ministério da Cultura e Secretaria Estadual. Atrações como os Maracatus Estrela de Ouro de Aliança e Leão Coroado (PE) e Nação Fortaleza (CE), além da atração internacional Grupo Elumbé (tambores) do Uruguai marcarão o início das atividades. A abertura acontecerá na Praça do Memorial Padre Cícero, a partir das 18 horas. O IV Encontro Mestres do Mundo se estenderá até o dia 6 reunindo os mais variados gêneros culturais de diversas partes do País e do mundo.

PREFEITURA COMEÇA A ENTREGAR PRAÇAS CONSTRUÍDAS E REFORMADAS

Na noite do último sábado, o prefeito Raimundo Macedo abriu o calendário de inaugurações de uma série de obras que vai entregar durante este mês de dezembro. A primeira delas foi a Praça Geraldo Rocha Sobreira, que teve as presenças da viúva do homenageado, Aldenora Sobreira; seu filho Genivaldo e os primos Gilberto e Edilberto Sobreira. Coube a Edilberto agradecer em nome da família, enquanto o radialista Delton Sá falou pelos moradores do bairro, pois reside no Limoeiro. Ele lembrou que, antes da praça, o terreno era um lixão só e agradeceu pelas drenagens feitas no bairro, além do calçamento, construção de escolas, duas quadras esportivas e outros melhoramentos. O Secretário de Infra-estrutura, Mário Bem Filho, disse que aquela era uma das 10 praças construídas e mais quatro reformadas que a Prefeitura vai entregar até o fim do ano.
No próximo sábado, dia 6, o prefeito Raimundo Macedo retorna ao Bairro Leandro Bezerra para entregar mais um melhoramento no Conjunto Almino Loiola. Trata-se da Praça Maria Alves Bezerra, localizada na Rua Patrícia Costa, numa homenagem à genitora do vereador Francisco Vieira da Silva. A solenidade foi programada para as 19 horas e 30 minutos e representa mais uma etapa do programa de reurbanização de Juazeiro que inclui a construção de praças, melhoria das avenidas e iluminação pública. Outras praças a serem entregues serão no Bairro Jardim Gonzaga, na segunda etapa do Bairro Tiradentes, na terceira etapa do Bairro Novo Juazeiro, na Avenida Humberto Bezerra, nos Sítios Catolé, Carás do Umari e Vila Três Marias. Já as praças reformadas que Raimundão vai inaugurar são a Padre Cícero (Centro), Juvêncio Santana (ao lado do Municipal), Monsenhor Macedo (Bairro São Miguel) e José Feijó de Sá (no Triângulo).