sábado, 31 de maio de 2008

DONO DA AFAGU RECEBE TITULO DE CIDADÃO FORTALEZENSE E SEU LUNGA DE JUAZEIRO FEZ SUCESSO


















O empresário Raimundo Cordeiro de Freitas, do Anjo da Guarda, recebeu em Fortaleza na última sexta-feira o título de cidadão Fortalezense. A autoria do projeto foi do vereador Alri Nogueira. Vários amigos do empresário, atendendo ao seu convite, saíram de Juazeiro para prestigiá-lo na Sessão Solene. Entre os convidados, um teve destaque especial: foi seu Lunga que foi a atração da festa. Em dado momento, seu Lunga bastante entusiasmado e elegantemente vestido, do alto da mesa diretora da Câmara Municipal de Fortaleza, pediu silêncio e soltou o verbo, arrancando aplausos dos que ali estavam presentes. Logo após foi entrevistado pelas emissoras de TV,e posou para fotografias e deu muitos autógrafos. Num buffet da capital onde foi oferecido um lauto jantar com a presença de autoridades daquele legislativo e convidados, Seu Lunga chamou atenção abrindo o salão de festa ao som de New York, New York. (João Carlos)

segunda-feira, 26 de maio de 2008

JUAZEIRO CHORA MORTE DE FREI JESUALDO


A população católica juazeirense recebeu com pesar a notícia do falecimento, aos 89 anos de idade, de Frei Jesualdo de Cologno, missionário italiano. em Bérgamo (Itália), onde residia há vários anos. Ele fixou moradia em Juazeiro do Norte no mês de julho de 1949 para onde veio com o intuito da construção do Santuário de São Francisco, um dos maiores do Nordeste. O grupo de religiosos contava ainda com o Frei Teobaldo de Monticelli (depois substituído por Frei Mirocles de Solzano) e mais os capuchinhos Virgílio de Messejana, Conrado de Palmácia, Leônidas de Torre e Bernardo de Viçosa. Na missão de erguer o Santuário de São Francisco das Chagas, Frei Jesualdo liderou campanhas para conseguir recursos junto à população e entidades governamentais. Juazeiro deve muito ao sacerdote pelos serviços que prestou ao município, onde fez e deixou um expressivo grupo de amigos e admiradores. (Demontier Tenório e Daniel Walker. Foto: Revista do Jubileu de Ouro 1956-2006 do Santuário São Francisco das Chagas de Juazeiro do Norte)

domingo, 25 de maio de 2008

JUAZEIRO DO NORTE NA MIDIA


Saiu na coluna de Tarso Araújo no jornal O POVO
ROMARIAS 1

Pouca gente percebeu. As romarias ao Padre Cícero vêm passando por uma silenciosa, mas visível mudança. Romeiros jovens - vestindo bermudas e camisetas regata - participam menos das solenidades religiosas, mas freqüentam bares e preferem fazer comprar em lojas sofisticadas. Durante as romarias vêm aumentando as equipes de evangélicos que se revezam na distribuição de livretos e impressos, além do proselitismo para atrair os fiéis católicos. A parte profana da romaria - os shows das bandas eletrônicas de forró - é feita nas imediações da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, o que traz transtornos vários.

ROMARIAS 2
Considere-se que a população de Juazeiro do Norte também passa por mutações no campo religioso. A Igreja Católica perde fiéis. Bairros habitados por pessoas de alta renda - como a Lagoa Seca - vêm ganhando novos centros espíritas e igrejas evangélicas. O crescimento vertiginoso de Juazeiro do Norte atraiu pessoas de várias regiões do Brasil, que transportaram para o Cariri suas crenças religiosas. O Vale do Amanhecer e as práticas do candomblé formam uma realidade nova que a Terra do Padre Cícero não pode mais esconder...

LIVRO É CULTURA
O padre José Venturelli - administrador das obras salesianas na colina do Horto, em Juazeiro do Norte - vem recebendo o apoio de alunos do curso de Biblioteconomia (do Campus Avançado da UFC-Cariri) na montagem da biblioteca no velho casarão que pertenceu ao Padre Cícero. Esse imóvel, transformado em museu vivo, o único do interior do Nordeste, disponibilizará sua biblioteca aos pesquisadores sobre a vida e obra do Patriarca de Juazeiro.

BIBOKA UM PONTO CULTURAL DE REFERÊNCIA
























Na década de 70, um ponto cultural se destacava na na RuaSanta Luzia, no quarteirão entre as Ruas Padre Cícero/São Pedro. Era a Biboka. Uma loja onde se podia comprar livros, revistas, obras de arte e artesanato, produtos para pessoas de gosto requintado. Era também um bom ponto de encontro para bate-papo cultural sendo bastante freqüentado principalmente pelos artistas da terra. O Juaonline quer resgatar a história deste grande marco cultural juazeirense e você pode colaborar. Na foto acima vemos algumas pessoas conhecidas, como Renato (Renatão) abraçado a Vera Lúcia (artista plástica), sentada no chão está Célia Morais, uma das proprietárias da loja. Quem conhece as demais pessoas? Quem sabe algum fato interessante sobre a Biboka?


quinta-feira, 22 de maio de 2008

JUAZEIRO DO NORTE NA MIDIA

A inovação vem com pé na tradição

No feriado, projeto Rumos Itaú Cultural vai da oralidade religiosa ao experimento

Francisco Quinteiro Pires

No feriado de Corpus Christi, as sonoridades da tradição e da experimentação vão se encontrar - e em oito apresentações, duas por dia. Esse é o número de atrações do ciclo atual da terceira edição do projeto Rumos Itaú Cultural Música, que selecionou 50 artistas e cuja temporada em São Paulo vai até julho. O destaque do feriado prolongado é o diálogo entre as matrizes musicais brasileiras e o desejo de experimentação, em que têm vez as inovações eletrônicas. Dona Maria do Horto e o grupo Axial abrem a série na Sala Itaú Cultural hoje, a partir das 19h30. Todas as apresentações são gratuitas e gravadas para o lançamento de uma coleção de DVDs no ano que vem.

A voz de Dona Maria é uma guardiã da tradição oral religiosa. Lavadeira em Juazeiro do Norte (CE), ela canta benditos e histórias envolvendo Padre Cícero, o padroeiro da sua cidade natal. Sua carreira se iniciou em 2003, quando atuou com a Orquestra de Rabecas Cego Oliveira. Depois de Dona Maria, entra em cena o grupo Axial. (O estado de São Paulo, 21.05.2008)

JUAZEIRO DO NORTE NA MIDIA

JEJUNOS ABERTOS EM GRANDE FESTA

Cerca de seis mil pessoas, entre alunos, funcionários, dirigentes de escolas, autoridades e desportistas compareceram na tarde de quarta-feira,21, ao Ginásio Poliesportivo. Um ambiente bastante festivo tomou conta da abertura oficial dos XII Jejunos, cujas competições começam nesta quinta-feira em diversas praças esportivas de Juazeiro. Segundo o Secretário de Esporte, Marco Valério, os números são recordes com seis mil participantes; 12 modalidades e 50 escolas entre públicas e particulares. Aproveitou para lembrar que cerca de 500 crianças estão matriculadas na Escolinha de Esporte, que funciona no Ginásio Poliesportivo. De acordo com o Secretário, trata-se de um trabalho de inclusão social do prefeito Raimundo Macedo, determinando que houvesse a contratação de professores de Educação Física nas modalidades de futsal, futebol de campo, vôlei, basquete e handball.

terça-feira, 20 de maio de 2008

JUAZEIRO DO NORTE NA MIDIA

Reitor da UFC concede entrevista ao jornal O Povo de Fortaleza e fala sobre os planos da Universidade Federal do Ceará para Juazeiro e o Cariri.

Páginas AzuisJESUALDO FARIAS

Portas abertas para a comunidade

Lisiane Mossmann - O POVO

da Redação

O professor Jesualdo Farias assumiu como reitor em exercício da UFC, com a morte de Ícaro Moreira, em abril deste ano

19/05/2008 00:42

A estátua do padim Cícero atrás da mesa revela a procedência do reitor em exercício da Universidade Federal do Ceará (UFC): Juazeiro do Norte. O professor Jesualdo Farias, 49 anos, chegou a Fortaleza em 1975 para continuar seus estudos. Aqui, terminou a graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Depois passou um tempo no Sul, onde fez o mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mais tarde se especializou em Tratamentos Térmicos de Ligas Metálicas no Municipal Industrial Research Institute, em Nagoia (Japão). Ponderado, começa a entrevista deixando claro que está reitor em exercício e espera nomeação do presidente da República para a sua permanência no cargo, que assumiu com a morte do professor Ícaro Moreira, em 17 de abril, aos 55 anos. É enfático ao dizer que a comunidade universitária está em um período de transição do trauma que sofreu há pouco mais de um mês. No entanto, os projetos continuam sendo encaminhados e a instituição não parou. "Estou no exercício das funções. O que foi projetado não será mudado."

- Quando deve ser confirmado a permanência do senhor no cargo de reitor da UFC?

Quem deve confirmar é o presidente da República (Luiz Inácio Lula da Silva), com o ato de nomeação. A chapa eleita, de acordo com estatuto da UFC, deveria estar à frente da universidade até 2011. Mas é necessário agora que o presidente me conduza ao cargo de reitor. Isso deve demorar uns 60 dias, aproximadamente.

- Como será a continuidade do projeto?

A universidade não parou. Os projetos continuam caminhando porque os recursos já estão no orçamento. Estamos na segunda etapa de construção do campus do Cariri, em Juazeiro, e ainda neste ano iniciaremos as obras do campus da cidade do Crato. Já temos recursos para o campus de Quixadá, região que temos projetos na área de Tecnologia da Informação. Há um problema com terreno, que espero que seja resolvido logo. Não podemos começar a construir ainda. Falta o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca) assinar a doação da área. Em Sobral, estamos em fase conclusão da implantação das áreas de Odontologia, Engenharia e Economia. Lá, o prédio de uma fábrica antiga será recuperado, preservando as características da fachada, para abrigar as salas. As obras estão previstas para serem iniciadas ainda este ano.

Cursos abertos

Cariri

Medicina, Engenharia Civil, Agronomia, Biblioteconomia, Filosofia e Administração

Cursos que serão abertos

Cariri

Ciências da Computação, Engenharia Agrícola e Ambiental, Sistemas de Informação, Agronegócios, Engenharia Mecânica, Design de Produtos, Gestão Ambiental

(Materia enviada por Pautilia Ferraz)

sábado, 17 de maio de 2008

MORREU O HOMEM QUE TINHA A BICICLETA MAIS ENFEITADA DE JUAZEIRO NOS ANOS 60


Faleceu no dia 14 passado, aos 77 anos de idade, o Sr. Manoel Nino. Ele se tornou famoso por ter possuído durante muito tempo (décadas de 60-80) a bicicleta mais enfeitada de Juazeiro, considerada por muitas pessoas uma verdadeira preciosidade. Por tratar-se de pessoa histórica na vida comercial juazeirense, Nino foi objeto de matéria publicada no Juaonline, na edição nº 62, de 9 de julho de 2006. Na matéria foi mostrada uma foto rara de sua bicicleta enfeitada. Nino estava morando em Barbalha, e não tinha mais a famosa bicicleta que tanto prazer lhe deu. Ficou viúvo e morava com a segunda esposa numa propriedade no sítio São Pedro, onde tinha também uma mercearia. Tal como foi em Juazeiro lá ele era também uma figura popular muito querida. Na garagem exibia com muito prazer outra paixão sua: o jeep Willys vermelho que não vendia por dinheiro nenhum, embora tenha recebido propostas tentadoras o todo tempo.


- Você se lembra de Nino? Chegou a ver a sua famosa biblicleta enfeitada?
- Quem viveu em Juazeiro nos anos 60 até 80 deve se lembrar de que quando ele passava
pedalando alegremente na sua famosa biblicleta todo mundo olhava admirado.
-

quarta-feira, 7 de maio de 2008

METAMORFOSE URBANA DE JUAZEIRO DO NORTE

















Durante muito tempo a Casa Cecé foi uma das mais conhecidas lojas do comércio juazeirense. Atualmente em seu lugar funciona a Atalaia, loja de modas. É a transformação do comércio juazeirense em que lojas tradicionais se fecham para ceder lugar a novos empreendimentos.

O QUE VOCÊ ACHA DESSA TRANSFORMAÇÃO NO COMÉRCIO JUAZEIRENSE?

POR QUE AS FIRMAS GENUINAMENTE JUAZEIRENSE ESTÃO DESAPARECENDO?

DÊ A SUA OPINIÃO.