sábado, 8 de novembro de 2008

SEPULTADO JOÃO LOPES DE SOUZA


Foi sepultado no final da tarde hoje, no Cemitério do Socorro, o corpo do conhecido comerciante João Lopes de Souza. Paraibano de Conceição, nascido em 1914, ele deixou a cidade natal aos 27 anos de idade e veio para Juazeiro onde se destacou como um dos maiores empresários do ramo de aviamentos para costureiras. Instalou-se inicialmente num armarinho no Mercado Central e depois se estabeleceu definitivamente no térreo do Edifício M. Oliveira, no cruzamento das Ruas São Pedro com Santa Luzia. Foi nesse endereço que ele inaugurou a conhecida Casa das Rendas, a qual funcionou até 1995, quando se aposentou recolhendo-se ao ambiente doméstico. Uma vez residindo em Juazeiro do Norte, João Lopes casou-se com sua prima, Zulmira, mas essa união durou apenas nove meses, pois ela morreu. Ele casou, então, com a cunhada, Minervina, com quem teve 10 filhos, estando vivos sete. Do primeiro casamento não houve filhos. A Casa das Rendas foi uma das primeiras firmas juazeirenses a vender linhas para crochê. Era também detentora de um grande estoque de bicos, gripis, botões, fitas etc., tendo freguesia em toda a região do Cariri e cidades dos Estados vizinhos. Também vendia camisa de batizado com bordado feito à mão, um produto bastante procurado. Na montagem fotográfica acima vemos o Sr. João Lopes no escritório de sua loja no Edifício M. Oliveira, o qual é mostrado em vista aérea na outra foto. João Lopes de Souza foi alvo de homenagem no jornal Juazeiro do Norte online na edição nº 96, de 1º de abril de 2007.

2 comentários:

Unknown disse...

Agradeçemos a equipe do Juaonline,por ter informado com tanta grandeza,o falecimento do nosso querido João Lopes,pessoa que fez parte do desenvolvimento do comércio do Juazeiro.Mas,nos conforta,saber a grandeza do homem,que foi e as loições de vida deixadas por ele!Agradeçemos também a todos que nos acompanharam nesse momento de dor!
Dilma Marques Ribeiro(Nora de João Lopes)

Unknown disse...

Fiquei bastante emocionado,honrado e feliz com a homenagem aqui presatada ao nosso querido e inesquecivel pai. venho atravez da nossa familia agradecer a todos que fazem parte do juaonline. JESUS DISSE:" EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA.QUEM CRÊ EM MIM,AINDA QUE MORRA VIVERÁ" João 11.25